quarta-feira, 11 de abril de 2012

A pipoca fica por conta da casa



Quando conheci meu marido em 1994, nós dois queríamos esquecer todas as histórias de amor mal resolvidas e começarmos a escrever uma nova história, para sempre. Nada muito diferente dos outros casais, exceto pelo fato de termos nos conhecido numa sexta-feira e comprarmos as alianças na segunda (isso mesmo, dois dias depois), a mesma aliança que uso até hoje. Eu com 24 anos ele com 31 anos. O noivado 15 dias depois. Na verdade, depois do dia que nos conhecemos nunca mais nos separamos. Não é um exemplo a seguir, principalmente nos dias de hoje!
Morávamos no Rio de Janeiro e decidimos ir passear numa cidade que ambos já havíamos visitado - São Pedro da Serra, 7º distrito do município de Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro.
Chegando naquela cidade que hoje tem uma população fixa em torno de 3000 habitantes, nos apaixonamos por tudo: mata atlantica, cachoeiras, cavalos, pizza de inhame com manjerona, trufas, alambique e um céu cheio de estrelas. Resolvemos deixar tudo para trás e fomos morar lá. 
Levei comigo um acervo de 200 fitas de VHS de filmes que não "faziam a cabeça" dos clientes da minha locadora no RJ,  localizada no suburbio da cidade. Chegando lá alugamos uma casa com 3 quartos, e resolvemos nos casar.
A casa era grande demais e então montamos na sala da nossa casa uma video locadora, com muitos títulos alternativos. Com o passar dos dias descobrimos que ninguém tinha video cassete na cidade (1995). O que fazer então? O anúncio na foto acima explica tudo. 
Num quarto ao lado montamos uma sala com TV e video cassete para quem não tinha o aparelho, assistir o filme ali mesmo. Era brincar de viver!
Com o tempo os turistas que tinham casa alugada e passavam o fim de semana por lá se habituaram com a idéia e trouxeram video cassete, e um empreendedor da cidade criou um consórcio para incentivar a compra do aparelho pelos moradores.
Mas o incrível mesmo era receber as famílias que vinham no fim de semana para assitir minha coleção de Mazzaropi, entre outros títulos. Chegou um tempo que era preciso agendar os horários para as sessões da tarde de sábado!  Quem for visitar São Pedro nos dias de hoje, ainda pode ver na estrada que segue de  Lumiar para São Pedro da Serra, uma placa entalhada na madeira - "Manhattan Video Locadora".
A pipoca? Fica por conta da casa.
Márcia Aleixo

Um comentário:

  1. Amei essa história. A gente vê que as pessoas não são o que são desde hoje.

    ResponderExcluir